DOCE DOCE
Ao chegar a São Tomé, o turista é cercado por "bandos" de crianças com o discurso na ponta da língua: "Doce, doce, doce!" Não obtendo o doce pretendido, pedem lápis, borrachas, cadernos… ultimamente dinheiro, provocando cada vez mais o abandono escolar.
O "paraíso intocado", só poderá permanecer assim se os turistas que o visitam tiverem uma atitude responsável perante a natureza e as suas gentes. Até porque, muitas vezes, na ânsia de quererem o bem, acabam por trazer e fazer o mal.
A verdade é que, com esse comportamento, apenas estão a habituá-las a mendigar, como se isso fosse a resolução dos seus problemas, com a agravante, no caso dos doces, de o fazerem num país sem oferta de saúde dentária.
É normal que as pessoas tenham o impulso de ajudar. Mas se tiverem algo para dar, é melhor que o entreguem às instituições que trabalham no terreno.
O doar não deveria ser um acto altruísta onde o ego fica fora da equação, sem registos fotográficos nas redes sociais, respeitando a identidade da criança?
Não se compram sorrisos com doces.
As crianças sorriem por simpatia natural, não à espera de recompensa. É bom que assim permaneçam.
#saotomeeprincipe #saotomeandprincipe #saotome #turismosaotomeeprincipe #turismosustentavel #turismoafrica #viagensdegrupo #viajarsozinha #liderdeviagens #turismoecologico #economiacircular #reservabiosfera #turismoconscienteeresponsavel #trekking #florestatropical #praiastropicais #cacau #cafe #roças #excoloniasportuguesas #viajarfazbem #ecotravel #instatravel #rocaaguaize