O MACHISMO ESTRUTURANTE EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
As mulheres Santomenses são o estrato da população mais vulnerável, sendo na sua grande maioria chefes de família.
Na formatação do papel social da mulher Santomense, a mulher ainda é vista como responsável pela educação dos filhos, cozinheira e cuidadora do marido.
É discriminada nas letras das músicas, nos grupos de carnaval, no teatro, na tradição oral cultural, na comunicação social, institucionalmente na sua representatividade política, nos cargos de direção, na execução da sua atividade profissional, na estrutura social, cultural, desportiva, política, económica e financeira no País.
A grande causa da violência [contra a mulher] está no machismo estruturante ... ao ofensor de que não aceita mais a situação de subordinação e subjugação.
nesta tarde passada entre mulheres santomenses, que nos cozinharam um prato da terra, embelezaram o nosso cabelo com tranças hidratadas com óleo de coco feito por elas, e nos contaram as suas estórias, percebi que a Ismaela quer ser cabeleireira, a mulata quer aumentar o seu restaurante nas rolas e a Ofélia que sempre cozinhou para nós sem nunca ter ouvido a sua voz, neste dia estava especialmente bonita e falou falou falou falou falou…….